Existe uma grande dúvida por parte do cliente em relação a o envio dos arquivos de livros, revistas e catálogos. O sistema de imposição de páginas é feito automaticamente independente do tipo de acabamento. 

 Por isto, o cliente deve sempre nos mandar páginas individuais, sempre com sangria, marcas de corte em cada página e na ordem de leitura (pág.1, pág.2, …etc).

Para os trabalhos onde o acabamento final será espiral ou wire-o, é necessário que haja uma margem de 15 mm para compensar o espaço onde irão os furos do wire-o ou espiral, para que a perfuração não corte o texto ou imagem.

Para a confecção de livros com Lombada Quadrada, o ideal é ter uma margem de segurança em branco de 15mm para compensar o espaço em que será feito a colagem e o vinco da capa; as demais margens deverão ser no mínimo de 5mm de distância.

Para estes trabalhos, evite usar imagens que comecem em uma página e terminam na página ao lado, pois pode haver desencaixe das imagens, ou uma parte da imagem pode ficar escondida no vinco da lombada.

As capas dos livros, devem ter uma sangria de no mínimo 5mm, caso o acabamento seja com costura e hotmelt. Se o acabamento for com capa dura (empastamento), então a sangria deverá ser no mínimo de 20mm.

Além dos livros, os materiais como agendas, cadernos, blocos, entre outros que utilizarão a capa dura, precisam desta área de sangria para cada lado do layout de pelo menos 20mm, pois este espaço servirá para o material impresso “encapar” o papelão (este processo chama-se Debrû); para finalizar este material empastado, será colocado uma “folha de rosto” do outro lado da capa dura, esta folha poderá conter impressão ou não, porém o formato dela será o mesmo formato que o miolo do material.

Em caso de dúvidas, estamos à disposição para lhe ajudar e a definir um acabamento ideal e necessário para cada projeto seu, que atenda o seu prazo. Entre em contato conosco e faça um orçamento ainda hoje.